Lar de idosos Residência geriatrica lar de 3º idade

Como foi o nosso ano de 2017

« Notícias

Publicado a 05/01/2018

Sílvio Carvalho de Oliveira

Presidente


Decorrido mais um ano, a nossa Instituição vai cumprindo a sua missão junto da população idosa, num caminho que percorremos com gosto, mas que não é fácil. Não significa isto automatismo no nosso trabalho, mas vontade, esforço e carinho pelo próximo, os nossos idosos.

Enquanto Presidente da Direção, que representa todos os Órgãos Sociais e funcionários, congratulo-me com o modo como decorreu este ano de 2017, de crescimento e evolução da ANSE, respeitando utentes e familiares. Estamos no setor Social há quase 60 anos, no Porto e mais recentemente na Maia, e continuamos a olhar em frente, respeitando o passado que muito nos orgulha.

Aproximamo-nos do final de 2017 e já é possível realizar o balanço de uma atividade que enobrece todos os seus intervenientes.

Continuamos a aumentar e diversificar as atividades realizadas com os nossos idosos, nas nossas instalações, promovendo o envelhecimento ativo. Melhoramos as condições de prestação dos nossos serviços terapêuticos (fisioterapia, terapia assistida por animais, snoezelen) e introduzimos outras terapias (terapia da fala e podologia).

Iniciamos uma parceria com a instituição “Criança Diferente”, que consiste na realização, todas as semanas, de uma atividade conjunta com os utentes das duas instituições (A Hora do Conto), e que resultou numa excelente dinâmica de interação entre crianças e idosos.

Finalmente concretizamos a nossa sala de multiterapias no passado mês de Setembro, o que só foi possível com a ajuda da Câmara Municipal da Maia. Cumpre-me agradecer ao anterior e ao atual Presidente da Autarquia, Engº Bragança Fernandes e Engº António Silva Tiago, respetivamente, cujo apoio tornou realidade o nosso sonho da sala multiterapias. Pena que a sociedade civil não tenha a visão e sensibilidade destes nobres autarcas.

De realçar também as atividades realizadas no exterior com os nossos utentes, como o passeio ao Bom Jesus de Braga, a visita ao Museu do F.C. do Porto, o espetáculo “Alice no País das Maravilhas”, a visita ao Museu Soares dos Reis, entre muitos outros. Mais uma vez, a ajuda da C.M. Maia foi preciosa, assim como da Run Porto, ao proporcionarem o transporte gratuito aos nossos utentes nas visitas ao exterior.

O ano de 2017 fica também marcado pela certificação da ANSE, pela DGERT, como entidade formadora, dando resposta às nossas preocupações com a formação profissional dos nossos funcionários. Neste primeiro ano, realizamos oito ações de formação, divididas por quatro cursos, com grande adesão dos nossos funcionários.

Mais do que nunca, as demências estiveram na ordem do dia, como comprovou a Conferência internacional sobre Alzheimer, este ano realizada em Lisboa. Neste âmbito, realizamos (em novembro) o I Encontro de Cuidadores, dirigido aos familiares dos nossos utentes e funcionários, em que as doenças crónicas da terceira idade e as demências foram o tema. Agradeço aos nossos médicos, Dr. Tiago Morais e Dra. Bárbara Baptista, cujas brilhantes dissertações sobre o tema muito enriqueceram os presentes.

Por último, completando este balanço de memórias de 2017, agradeço aos associados, órgãos sociais, funcionários, familiares de utentes e amigos, que estiveram no nosso Jantar Anual de Solidariedade.

Para todos, os meus votos de um Excelente Ano de 2018!